UE autoriza utilização de vacina Biontech/Pfizer
ANSAPrimeira vacina contra Covid aprovada na Europa
(Foto: Reprodução)
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou nesta segunda-feira (21) a aprovação para a comercialização da vacina anti-Covid desenvolvida pelo laboratório alemão Biontech e pela multinacional americana Pfizer. A decisão foi tomada após a agência de medicamentos da União Europeia recomendar o uso emergencial.
“A notícia positiva de hoje é um importante passo à frente na luta contra essa pandemia, que já causou sofrimento por tempo demais”, disse a diretora da EMA, Emer Cooke. “Alcançamos esse marco graças à dedicação de cientistas, médicos, pesquisadores e voluntários, bem como de especialistas de todos os Estados-membros”, acrescentou.
No entanto, segundo Cooke, a agência acompanhará a aplicação da vacina para seguir coletando dados de segurança e eficácia. A recomendação de uso é para maiores de 16 anos, já que adolescentes mais jovens e crianças não participaram dos ensaios clínicos, com intervalo de 21 dias entre as duas doses.
A EMA ainda corroborou a eficácia de 95% na prevenção da Covid-19 anunciada pela Biontech e pela Pfizer com base em testes de fase 3 com 44 mil voluntários. Desse total, 170 contraíram o novo coronavírus durante o ensaio, sendo que apenas oito tinham tomado a vacina, e não o placebo.
Esse imunizante, no entanto, precisa ser mantido a -70°C para garantir sua eficácia de 95%. A Biontech e a Pfizer já informaram que trabalham em uma “segunda geração” da vacina que possa ser conservada em temperaturas normais de refrigeração.