Rumores sobre ordem de prisão de Morales se espalham na internet
Redação/RedeTV!Líder da oposição e o próprio ex-presidente fizeram o anúncio; Polícia desmentiu notícia
Evo Morales, em rede nacional de TV, anunciou sua renúncia - (Foto: Reprodução)
As redes sociais se movimentaram fortemente com a notícia de que a polícia boliviana havia emitido uma ordem de prisão contra Evo Morales, que renunciou neste domingo à presidência da Bolívia.
A notícia chegou a ser divulgada pelo líder da ala radical de oposição, Luis Fernando Camacho, em seu perfil oficial no Twitter.
“Confirmado! Ordem de prisão para Evo Morales. A polícia e os militares estão procurando em Chapare (província da Bolívia), lugar que se escondeu”.
Pouco antes, o próprio Morales denunciou, também pelo Twitter, a ordem de prisão. "Eu denuncio ao mundo e ao povo boliviano que um policial anunciou publicamente que foi instruído a executar um mandado de prisão ilegal contra mim; da mesma forma, grupos violentos assaltaram minha casa. O golpe destrói o estado de direito”.
Horas antes, a ex-presidente do Tribunal Supremo Eleitoral da Bolívia, María Eugenia Choque Quispe, fora presa em uma operação da polícia boliviana, logo após ter renunciado ao cargo.
As forças de segurança, no entanto, negou que exista a tal ordem de prisão. O desmentido foi feito pelo próprio Comandante Nacional da Polícia da Bolívia, Yuri Calderdón.
Asilo
O governo mexicano ofereceu asilo político a Morales. Durante a tarde, 20 membros do governo deposto foram recebidos na embaixada mexicana na Bolívia.