Rascunho de Mona Lisa nua pode ser obra de Leonardo Da Vinci
Ansa
Monalisa e "Monna Vanna" (Foto: Divulgação)
O rascunho de um mulher nua, em um desenho feito a carvão entre os anos de 1485 e 1538, está intrigando os cientistas franceses. Segundo eles, a peça pode ser um esboço da célebre pintura da "Mona Lisa", criada por Leonardo da Vinci.
Batizada de "Monna Vanna", a peça pertence desde 1862 à coleção de arte renascentista do Museu Condé, localizado no Palácio de Chantilly em Paris.
Ao repararem nas semelhanças entre os desenhos, alguns cientistas fizeram testes e apontaram que o esboço é "pelo menos em parte" de autoria de Da Vinci. Isso porque as mãos e a posição do corpo entre o rascunho e a famosa pintura são praticamente iguais, além de terem quase o mesmo tamanho.
Analyse de la Joconde nue au @c2rmf avec Bruno Mottin, conservateur du @c2rmf et @mathieudeldicqu conservateur du @chantillydomain pic.twitter.com/alMMSu09nP
— Domaine de Chantilly (@chantillydomain) 28 de setembro de 2017
A figura da mulher nua apresenta alguns pequenos buracos, o que sugere que ela pode ter sido usada para verificar seu formato em uma tela.
Mais de 10 especialistas estão examinando o desenho, realizando diversos métodos científicos para comprovar sua autoria. O objetivo deles é averiguar se o esboço foi feito antes ou depois que "Mona Lisa" foi pintada, em 1503.
A própria pintura "original" tem sua musa inspiradora como uma incógnita. Muitos estudos atribuem que ela seria Lisa Gherardini, mas há diversas teorias sobre quem teria inspirado o gênio italiano.