29/03/2022 16:17:00 - Atualizado em 29/03/2022 16:35:00

Putin exige desarmamento de grupos "nacionalistas" ucranianos em Mariupol

Redação RedeTV!

"Para resolver a situação humanitária naquela cidade", comunicou o Kremlin

(Foto: AP)

O Kremlin informou, nesta terça-feira (29), que o presidente Vladimir Putin subordinou a solução da situação humantária em Mariupol, na Ucrânia, ao desarmamento dos “nacionalistas” ucranianos.

Em comunicado, o Kremlin apontou que Putin declarou a resolução com Emmanuel Macron, ao telefone. "Enfatizou que, para resolver a situação humanitária naquela cidade [Mariupol], os milicianos nacionalistas terão de acabar com a sua resistência e depor as armas”.

Nesta terça, a a Rússia se comprometeu a reduzir drasticamente os bombardeios nos arredores de Kiev, enquanto a Ucrânia aceitou o status de país neutro. De acordo com o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, esta rodada de negociações alcançou o maior progresso para um acordo de paz desde o início da guerra no dia 24 de fevereiro.

Com o status de neutralidade aceito pela Ucrânia, o país não poderá se unir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), nem hospedar bases da aliança militar em seu território. Entretanto, os negociadores pediram uma garantia de segurança internacional de países como Israel, Canadá, Polônia e Turquia.

Representantes ucranianos disseram que houve avanços para um possível encontro entre os presidentes Vladimir Putin e Volodymyr Zelesnky.

Veja também!

>>> Guedes reafirma compromissos do Brasil com a OCDE

>>> Caixa: mais de 1,5 milhão de pessoas já solicitaram novo microcrédito

>>> Will Smith pede desculpa a Chris Rock após tapa no Oscar

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários