Proibidas de andar de bicicleta, meninas afegãs aderem ao skate
Redação/RedeTV!(Fotos: Jessica Fulford-Dobson/Divulgação)
Uma organização não-governamental (ONG) em Cabul, no Afeganistão, encontrou um jeito de unir esporte e educação ao incluir jovens no universo do skate.
Em muitas comunidades do Afeganistão não é comum ver mulheres andando de bicicleta. O principal motivo é a proibição, não da lei, mas da própria cultura. Assim, quase metade dos alunos da ONG Skateistan - criada em 2007 pelo skatista australiano Oliver Percovich - são meninas.
O projeto atraiu a atenção da fotógrafa Jessica Fulford-Dobson, baseada em Londres, na Inglaterra. Em 2012, ela resolveu visitar a ONG e retratar a relação das mulheres e meninas com o skate e se surpreendeu com o que viu.
"Eu conheci tantas mulheres impressionantes e meninas no Afeganistão: uma professora tão resistente e determinada como qualquer homem, jovens afegãs em seus vinte e poucos anos que foram voluntárias em um orfanato e eram apaixonados por terem visto pessoas fortes e dispostas a lutar por si mesmas, e não como vítimas das circunstâncias", relatou a fotógrafa.
Os retratos foram premiados em 2014, e ficaram em exposição em uma galeria em Londres a partir do dia 28 de abril.
Confira as fotos: