Presidente da Turquia diz que não aprovará Finlândia e Suécia na Otan
Redação RedeTV!Admissão dos dois países requer apoio unânime dos membros da aliança militar
(Foto: AP)
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, informou nesta segunda-feira (16) que irá vetar a entrada de Finlândia e Suécia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Os dois países demonstraram interesse em fazer parte da aliança militar do Ocidente e a Rússia já alertou que haverá “retaliações sem precedentes”.
Os dois países optaram por abandonar o status histórico de neutralidade militar após a invasão russa na Ucrânia. A Otan, que é liderada pelos Estados Unidos, tem a Turquia como um dos membros.
A Finlândia anunciou a intenção de adentrar à aliança no domingo (15), já a Suécia, nesta segunda-feira. Segundo Erdogan, os dois países nórdicos “hospedam organizações terroristas”, acusando-os de receber militantes curdos.
A acusação de Erdogan refere-se aos militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, ou PKK. O partido representa um grupo de guerrilheiros curdos que defendiam um sentimento separatista da Turquia. O grupo foi classificado pelos EUA como uma organização terrorista em 1997.
Diante disso, a Turquia é uma preocupação para os aliados da Otan, já que para um país começar a fazer parte da aliança, é necessário que a decisão seja unânime.
Veja também!
>>>Bolsonaro e apoiadores realizam 'lanchaciata' em Brasília, DF
>>>Partido governista apoia candidatura da Suécia à Otan
>>>Atirador de Buffalo era supremacista branco e investigado pela polícia de NY
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube