07/03/2022 15:05:00

Prefeito da cidade de Gostomel é morto na Ucrânia por soldados russos

Redação RedeTV!

De acordo com a página da cidade no Facebook, Yuri Prylypko foi assassinado enquanto distribuía alimentos

(Foto: Reprodução/Facebook)

O prefeito da cidade ucraniana de Gostomel, Yuri Illich Prylypko, foi morto por soldados russos nesta segunda-feira (7). De acordo com a página oficial da cidade no Facebook, Prylypko estava distribuindo alimentos e medicamentos quando foi atingido.

“O prefeito da cidade de Gostomel, Yuri Illich Prylypko, foi morto enquanto distribuía pão aos famintos e remédios aos doentes. Ninguém o obrigou a andar sob os projéteis dos ocupantes, ele poderia ter se escondido em um porão. Mas, ele morreu por seu próprio povo, por Gostomel, por sua comunidade. Ele morreu como um herói”, informou a publicação.

A cidade de Gostomel fica próxima da capital Kiev e já havia sido palco de intensos ataques russos no início da guerra.
Ainda não se sabe quais as circunstâncias da morte do prefeito.

Entenda o conflito entre Rússia e Ucrânia

A tensão entre os dois países é antiga. No fim de 2013, protestos populares fizeram com que o então presidente ucraniano Víktor Yanukóvytch, apoiado por Moscou, renunciasse. Na época, os ucranianos debatiam uma possível adesão à União Europeia.

Em 2014, a Rússia invadiu a Ucrânia e anexou o território da Crimeia, incentivando separatistas pró-Rússia desde então. Em 2015, foram firmados os Acordos de Minsk que decretavam um cessar-fogo, entre outros pontos, e proibiam Moscou de apoiar os rebeldes e Kiev deveria reconhecer Donetsk e Luhansk como províncias autônomas.

Apesar disso, o conflito continuou, o cessar-fogo não foi respeitado e cerca de 10 mil pessoas morreram desde então.

Em novembro de 2021, a Ucrânia se movimentou para fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a aliança militar criada após a Segunda Guerra Mundial. A Rússia se sentiu ameaçada e iniciou exercícios militares na fronteira com o país vizinho, exigindo que a nação nunca se torne um membro.

A tensão se estendeu e se agravou após o presidente russo reconhecer Donetsk e Luhansk como províncias independentes, causando sanções por parte do Ocidente e a invasão de quinta-feira (24).

Veja também!

>>> Ao menos 364 civis na Ucrânia morreram desde o início do conflito, diz ONU

>>> Fábrica e loja de Irpin ficam totalmente destruídas após bombardeio russo

>>> Rússia assume controle técnico de usina nuclear de Zaporizhzhia

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários