ONU aponta 1480 civis mortos pela guerra na Ucrânia
Redação RedeTV!Cerca de 6,5 milhões de ucranianos estão desalojados dentro do país
(Foto: AP)
Desde o início da invasão russa na Ucrânia, que completa 41 dias nesta terça-feira (5), ao menos 1.480 civis foram mortos e 2.195 ficaram feridos, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).
A subsecretária-geral da ONU para assuntos políticos e de construção da paz, Rosemary DiCarlo, disse que os números reais devem ser ainda maiores. “As cidades ucranianas continuam a ser impiedosamente atacadas, muitas vezes indiscriminadamente, por artilharia pesada e bombardeios aéreos. E centenas de milhares de pessoas, incluindo crianças, idosos e deficientes, permanecem presos em áreas cercadas sob condições de pesadelo”, disse a subsecretária-geral, em reunião do Conselho de Segurança nesta segunda-feira (4).
DiCarlo pontuou que serviços básicos e médicos estão sendo interrompidos no país, devido os ataques, e lembrou do massacre em Bucha. “O horror se aprofundou no fim de semana passado quando imagens chocantes surgiram de civis mortos nas ruas de Bucha, a cidade perto de Kiev anteriormente controlada pelas forças russas. Muitos corpos também foram encontrados em uma vala comum na mesma localidade.”
Até o momento, o número de pessoas que já saíram da Ucrânia é quase 4,5 milhões, o maior desde a Segunda Guerra Mundial. Dentro do país há 6,5 milhões de ucranianos desalojados, que mudaram de cidade em busca de locais mais seguros.
Veja também!
>>> Exército russo dá ultimato para forças da Ucrânia deixarem Mariupol
>>> Adriano Pires desiste de presidência da Petrobras
>>> EUA e Reino Unido pedem suspensão da Rússia do Conselho de Direitos Humanos da ONU
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube