OMS afirma que Turquia e Síria devem enfrentar novo desastre
Redação RedeTV!A preocupação da Organização Mundial da Saúde é o aumento do frio na região
(foto: EFE)
Após o terremoto que atingiu a Síria e a Turquia, na última segunda-feira (6), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que os países devem enfrentar um novo desastre provocado pelo frio.
Segundo a OMS, as baixas temperaturas devem gerar “condições piores”. “Corremos o perigo real de ver um desastre secundário que pode causar danos a mais pessoas do que o desastre inicial se não nos movermos com o mesmo ritmo e intensidade que estamos fazendo na busca e resgate”, disse o gerente de resposta a incidentes da OMS, Robert Holden, em fala a jornalistas.
O número de mortes causadas pelos terremotos já passaram de 22 mil e mais de 82 mil pessoas ficaram feridas.
A chefe do OCHA (Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU, em tradução do inglês) na Turquia, Sanjana Quazi, disse em seu perfil no Twitter que as ações internacionais de ajuda estão chegando ao noroeste da Síria. “Estamos aliviados por podermos restabelecer a operação de ajuda transfronteiriça para alcançar as pessoas no noroeste Síria. O que precisamos agora mais do que nunca é continuar esse fluxo constante de suprimentos”, escreveu.
With the earthquake compounding needs, relieved that we are able to reinstate the cross-border aid operation today to reach people in north-west #Syria. What we need now more than ever is to continue this constant flow of supplies. pic.twitter.com/YxgxwoJsoC
— Sanjana Quazi (@SanjanaQuazi) February 9, 2023