15/02/2024 10:47:00

No Egito, Lula defende restruturação do Conselho de Segurança da ONU

Redação RedeTV!

'É preciso que os membros [...] sejam atores pacifistas, e não atores que fomentam a guerra', disse o presidente

(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Em declaração feita no Egito, nesta quinta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que os países que integram o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) precisam defender a paz, e não incentivar a guerra.

"É preciso que tenha uma nova geopolítica na ONU. É preciso acabar com o direito de veto dos países. E é preciso que os membros do Conselho de Segurança sejam atores pacifistas, e não atores que fomentam a guerra", disse Lula.

"As últimas guerras que nós tivemos, a invasão ao Iraque não passou pelo Conselho de Segurança da ONU, a invasão à Líbia não passou pelo Conselho de Segurança da ONU. A Rússia não passou pelo Conselho de Segurança para fazer a guerra na Ucrânia. E o Conselho de Segurança não pode fazer nada na guerra entre Israel e Faixa de Gaza", completou o brasileiro.

O presidente está no Cairo, capital egípcia desde quarta-feira (14), onde se encontrou com o presidente do país, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi. Lula também deve visitar a Etiópia em sua passagem pela África.

O brasileiro também criticou a postura de Israel no conflito com o Hamas e voltou a defender uma mudança na estrutura de órgãos como o Conselho de Segurança da ONU, cuja composição é a mesma desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Veja também!

Viradouro é a grande campeã do carnaval do Rio de Janeiro

SP tem dois desaparecidos e diversas ocorrências devido às chuvas

Chuvas abrem cratera e interditam trecho da BR-470, em Santa Catarina

Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube:

Recomendado para você

Comentários