Muçulmana desafia protesto anti-islã ao fazer selfie e pedir paz
Redação RedeTV!(Foto: Divulgação/Jurgen Augusteyns)
A jovem muçulmana Zakia Belkhiri, de 22 anos, desafiou o protesto de um grupo de extrema direita, na Antuérpia(Bélgica), ao tirar uma selfie e fazer o gesto de paz na frente dos cartazes que pediam a proibição de muçulmanos no país.
Cerca de 40 membros do grupo Vlaams Belang fizeram o ato, durante uma exposição sobre a cultura muçulmana, carregando placas com frases como: "Não ao véu islâmico", "Não às mesquitas" e "Parem o islã".
As imagens do ato corajoso de Zakia foram divulgadas pelo fotógrafo Jurgen Augusteyns e viralizaram nas redes sociais. No Twitter, ela foi chamada de "destemida" e "heroína".
The woman is #ZakiaBelkhiri and — the response to her photos has been wonderfully encouraging. #EqualityAndDiversity pic.twitter.com/dWKhYlmxpf
— Traynesha Cole (@TrayneshaCole) 17 de maio de 2016
Ao El País, Augusteyns relembrou que, durante o ato silencioso e simbólico da moça, uma manifestante do grupo chegou a dizer que usar um celular era uma atitude anti-islã. "Zakia apenas riu e respondeu que ela deveria aprender sobre o islamismo antes de falar tamanho absurdo", conta ele.
Ao jornal britânico The Guardian, ela disse que tomou a atitude por impulso. "Eu estava muito irritada. Eu pensei: não, eles não podem marchar aqui", explicou ela. "Os nazistas são muito raivosos, então eu meio que pensei: 'droga, talvez eu não deveria ter feito isso, mas eu quero paz e tranquilidade'".
(Foto: David Lagerlöf)