MCDonald's fecha franquias na Rússia devido à guerra na Ucrânia
Redação RedeTV!Outras marcas também comunicaram sua saída do país
(Foto: Divulgação/AP)
O McDonald’s informou nesta terça-feira (8) que irá suspender todas as suas operações na Rússia. Com a medida, todos os 850 restaurantes serão fechados temporariamente em forma de resposta a invasão russa na Ucrânia.
"Os nossos valores não nos permitem ignorar o sofrimento humano que se vive na Ucrânia”, justificou Chris Kempckinski, CEO da empresa.
A empresa ainda informou que continuará pagando o salário dos seus 62 mil funcionários enquanto as lojas estarão fechadas. O McDonald’s opera no país há 30 anos e estava sofrendo forte pressão por parte dos consumidores para tomar uma atitude em relação à guerra na Ucrânia.
"Neste momento, é impossível prever quando poderemos reabrir nossos restaurantes na Rússia. Estamos passando por interrupções em nossa cadeia de suprimentos, juntamente com outros impactos operacionais. Também acompanharemos de perto a situação humanitária".
Dove e Sopas Knorr
Outras empresas como Dove, Starbucks, PepsiCo, Sopas Knorr e a gigantesca L’Oreal também anunciaram a retirada, de forma temporária, de suas empresas do país. Com isso, a decisão vale para as lojas próprias da L’oreal e também para qualquer ponto de venda, incluindo sites.
“Condenamos veementemente a invasão russa e a guerra na Ucrânia, que está causando tanto sofrimento ao povo ucraniano”, disse a empresa francesa em comunicado.
Sendo assim, a maior empresa de cosméticos do mundo também vai suspender qualquer investimento em propaganda na Rússia, além de tentar tomar medidas referentes aos seus 2.200 de funcionários que vivem no país.
Na Ucrânia, a L'Oreal possui 326 funcionários. A maioria permanece no país em "condições cada vez mais insuportáveis", segundo nota da empresa.
Veja também!
>>> Presidente ucraniano grava vídeo e revela onde está
>>> Centro de pesquisa nuclear é bombardeado na Ucrânia
>>> "Deponha suas armas", diz representante ucraniano à Rússia
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube