Mais de 700 pessoas são presas em protestos na França
Redação RedeTV!Manifestações começaram após morte de um adolescente de 17 anos
(Foto/Reprodução Twitter)
O Ministério do Interior informou neste domingo (2) que o número de manifestantes detidos durante os protestos nas ruas da França neste fim de semana já passou dos 700. Apesar disso, o órgão público havia relatado horas antes que a violência durante os tumultos parecia estar diminuindo em comparação com as noites anteriores.
Os protestos tiveram início após a trágica morte de um adolescente de 17 anos, que foi baleado durante uma abordagem policial no subúrbio de Paris na última terça-feira. Essas manifestações têm se estendido há cinco dias e estão sendo organizadas em várias cidades do país, incluindo Marselha e Lyon, além da capital Paris.
Essa crise em rápida expansão representa um novo desafio para a liderança do presidente Emmanuel Macron e expõe o profundo descontentamento nos bairros de baixa renda, onde a discriminação e a falta de oportunidades são predominantes.
Em um bairro ao norte de Paris, os manifestantes lançaram uma série de fogos de artifício e incendiaram barricadas, enquanto a polícia retaliava com gás lacrimogêneo e granadas de efeito moral. Durante a noite, um carro em chamas atingiu a residência do prefeito do subúrbio parisiense de l'Hay-les-Roses, deixando sua esposa e um dos filhos feridos.
Desde a morte de Nahel na última terça-feira, aproximadamente 2.800 pessoas foram detidas como resultado desses protestos.
Veja também:
>>> "Só não quer o PL das Fake News quem quer cometer crime", diz Janones
>>> Enfermeiros protestam na Esplanada por pagamento do piso salarial
>>> Caso Madonna: entenda a gravidade de uma infecção bacteriana
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal do RedeTV! Notícias no YouTube: