Jovem é internada com infecção causada por uso de absorvente interno
Redação RedeTV!
(Foto: Reprodução/Redes Sociais)
A estudante Phoebee Bambury, de 19 anos, foi parar no hospital após o uso de absorvente interno causar uma grave infecção conhecida como Síndrome do choque tóxico.
Dias depois, a dor de cabeça e os vômitos juntaram-se a outros sintomas. Uma noite, ela acordou com dores e passando muito mal: "Eu estava tremendo incontrolavelmente. Todos os meus músculos estavam doendo e eu realmente não me sentia bem".
Foi nesse momento que ela começou a suspeitar que pudesse estar sendo mais uma vítima dessa rara infecção - causada por bactérias como a Staphylococcus. "Nunca fiquei com o mesmo por mais de oito horas, e usei os que são indicados para o meu fluxo, mas realmente dei azar", explica ela.
Levada ao hospital, ela ficou doze dias internada sendo medicada com antibióticos e analgésicos, e ainda sofrendo com vômitos constantes e febre. Ela chegou a suar tanto que acabou perdendo 5 quilos durante a hosptalização.
Recuperando-se em casa, a jovem diz estar aliviada por não ter ficado ter sido pior. "As pessoas perdem membros ou até morrem por isso. Pelo menos eu liguei os pontos e reconheci os sintomas a tempo, porque muitos pensam que é só um resfriado muito forte".
A jovem afirma que decidiu contar sua história para fazer um alerta às mulheres. "O melhor conselho seria não use absorvente interno de jeito nenhum, mas sei que essa não é uma opção para muitas pessoas. Então é importante saber quais são os sintomas e, se você senti-los, ir direito ao hospital. É melhor previnir do que se arrepender depois".
No caso de Phoebee, médicos acreditam que o uso do absorvente aliado ao intenso fluxo menstrual tenha contribuído para a infecção. No entanto, a síndrome do choque tóxico ainda pode ter outras causas: infecções de pele, queimaduras ou complicações de cirurgias que deixem a ferida exposta e, assim, permitem que as bactérias penetrem no local. Para previnir, o site Mother Nature Network indica que os absorventes sejam trocados regularmente.
(Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Entenda como funciona a menstruação: