Itamaraty tenta retirar cidadãos naturalizados brasileiros do Afeganistão
Redação/RedeTV!Seis brasileiros procuraram o Ministério das Relações Exteriores, no entanto, um deles desapareceu
(Foto: Agência Brasil)
Em decorrência da retomada do Talibã no poder, o aeroporto de Cabul está sem voos comerciais e, por conta disso, o Itamaraty tem solicitado vagas em aeronaves ou em outros meios de transporte através de instituições humanitárias a fim de retirar dois afegãos naturalizados brasileiros do país.
Com o caos em Cabul, seis brasileiros procuraram o Ministério das Relações Exteriores em busca de ajuda. Um deles, no entanto, está desaparecido, segundo as autoridades.
De acordo com um representante do governo, não há como ter informações sobre a pessoa que está desaparecida, pois não se sabe se ele desistiu de sair do país, se está em perigo ou se apenas se identificou como brasileiro a fim de obter informações para deixar o Afeganistão. Já os outros dois, afirmam para as autoridades brasileiras que possuem familiares no Brasil.
Um possível visto humanitário é estudado para que os afegãos deslocam do Talibã para o Brasil. O sistema deve ser semelhante ao utilizado pelos Sírios e Haitianos.
Para os brasileiros, o atendimento é feito por meio da Embaixada do Brasil no Paquistão, que possuem jurisdição sobre o Afeganistão e o Tajiquistão. Os telefones disponíveis são: +92 300 8525941 (número de Islamabad) e (+55 61 98197-2284), para o contato com a Divisão de Assistência Consular do Ministério das Relações Exteriores.
Vale ressaltar que aqueles que procuram pelo Itamaraty não têm identidade não revelada.
Veja também!
>>> População adulta deve estar 100% vacinada até outubro, diz Queiroga
>>> Covid-19: governo antecipa para agosto entrega de 3,9 milhões de doses
>>> Aos 80 anos, Boris Casoy entra para faculdade de medicina veterinária
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube