Itamaraty confirma mortes de brasileiros que atuavam como voluntários na Guerra da Ucrânia
Redação RedeTV!Embaixada do Brasil em Kiev confirmou que as mortes ocorreram em 1º de julho
(Foto: Reprodução/Facebook)
O Ministério das Relações Exteriores confirmou, na noite desta terça-feira (5), a morte de Douglas Búrigo e Thalita do Valle. Eles haviam se aliado as tropas ucranianas durante a guerra com a Rússia.Segundo nota, as mortes ocorrem na última sexta-feira (1º).
Em comunicado enviado ao Portal da RedeTV!, o Itamaraty confirmou que recebeu a informação sobre o falecimento por meio da Embaixada do Brasil em Kiev. “Em decorrência do conflito naquele país e mantém contato com familiares para prestar-lhes toda a assistência cabível, em conformidade com os tratados internacionais vigentes e com a legislação local”, diz trecho da nota.
O Itamaraty ressaltou ainda que desde o começo do conflito desaprova "enfaticamente deslocamentos de brasileiros à Ucrânia, enquanto não houver condições de segurança suficientes no país".
Ex-militar do Exército brasileiro, Búrigo, de 40 anos, demonstrou preocupação dias antes de morrer ao relatar ter perdido um colega de farda durante um combate.
Douglas estava em um alojamento na cidade de Kharkiv, na noite do último sábado (2), na companhia da também brasileira Thalita do Valle, quando o local em que estavam foi atingido por um bombardeio russo. Douglas e Thalita integravam o mesmo pelotão de André Hack, o primeiro brasileiro morto na guerra da Ucrânia.
De acordo com relato repassado por chamada de vídeo à família de Douglas, a tropa havia conseguido fugir do alojamento logo após os primeiros ataques. Contudo, Douglas retornou ao local ao notar que Thalita não havia saído. Nesse momento, segundo a família, novos mísseis atingiram a unidade.
"O comandante do pelotão nos informou que a tropa conseguiu escapar depois do primeiro bombardeio. Mas o Douglas voltou para buscar a companheira de farda, que ficou para trás. Foi quando os mísseis atingiram em cheio o alojamento. Explodiu tudo", contou o empresário Carlos dos Reis, cunhado de Douglas.
Veja também!
>>> Vinicius Poit é o entrevistado do RedeTV! Eleições desta segunda-feira (4)
>>> Pelo menos 20 estados anunciaram a redução do ICMS sobre combustíveis
>>> Investimentos de fundos árabes no Brasil atingem US$ 20 bilhões
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube