Incêndio atinge maior usina nuclear da Europa após ataque russo
Redação RedeTV!“O exército russo está disparando de todos os lados contra a central nuclear de Zaporizhzhia", disse o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia
(Foto: Reprodução/Twitter)
A maior usina nuclear da Europa, Zaporíjia, foi atacada por tropas russas na noite desta quinta-feira (3), segundo o prefeito da cidade ucraniana Energodar.
O prefeito Dmytro Orlov disse que um incêndio atingiu a usina e ressaltou o risco de ameaça a segurança mundial. "Como resultado do contínuo bombardeio inimigo de prédios e unidades da maior usina nuclear da Europa, a usina nuclear de Zaporíjia está pegando fogo", disse o prefeito que já havia informado que tropas russas estavam indo em direção a usina.
De acordo com Orlov, houve vítimas no confronto, mas ainda não há um número exato.
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse no Twitter que a invasão pode provocar uma explosão “dez vezes maior que Chernobyl".
“O exército russo está disparando de todos os lados contra a central nuclear de Zaporizhzhia, a maior usina nuclear da Europa. O fogo já começou. Se explodir, será dez vezes maior que Chernobyl! Os russos devem cessar imediatamente o fogo, permitir a entrada dos bombeiros, estabelecer uma zona de segurança!”
Russian army is firing from all sides upon Zaporizhzhia NPP, the largest nuclear power plant in Europe. Fire has already broke out. If it blows up, it will be 10 times larger than Chornobyl! Russians must IMMEDIATELY cease the fire, allow firefighters, establish a security zone!
— Dmytro Kuleba (@DmytroKuleba) March 4, 2022
Veja também!
>>> Rússia toma cidade estratégica de Kherson
>>> Reunião de negociação entre Rússia e Ucrânia é adiada
>>> Aviões russos usam espaço aéreo da Suécia
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube