Homem gay entra com primeira ação judicial pelo direito de casar na China
2016-01-06 14:19:40 GMT+00:00 - ReutersPor Sui-Lee Wee
PEQUIM (Reuters) - Uma corte acolheu pela primeira vez um caso de casamento homossexual na China, numa ação aberta por um homem gay contra um cartório civil que negou a ele o direito de se casar.
Embora a homossexualidade não seja ilegal na China, e as grandes cidades possuam prósperas comunidades gays, o casamento entre pessoas do mesmo sexo não é legalizado, o que deixa casais homossexuais sem proteção legal.
Sun Wenlin, de 26 anos, disse à Reuters que uma corte de Changsha, capital da província Hunan, acolheu seu processo na última terça-feira.
?Acho que de um ponto de vista legal, devemos ser bem-sucedidos?, disse Wenlin. ?Nossa lei sobre casamentos diz que há liberdade de união e igualdade de gênero. Essas palavras podem ser aplicadas aos casamentos homossexuais?.
Wenlin disse que entrou com a ação em dezembro porque queria constituir família com seu parceiro de 36 anos.
Autoridades no cartório civil do distrito de Furong não puderam ser localizadas para comentar, e um representante da corte de Furong, onde o caso será analisado, disse que a corte ?não comenta sobre casos antes das audiências?.