Forte explosão é registrada em Beirute; vídeos mostram destruição
Redação/RedeTV! com AnsaNão há informações sobre o que teria causado o incidente
(Foto: Reprodução/Twitter)
Uma forte explosão foi registrada nesta terça-feira (4) em uma área portuária de Beirute, no Líbano. O ministro da Saúde do pais, Hamad Hassan, confirmou que o número de mortos nas explosões registradas em Beirute subiu para 73, enquanto o de feridos foi para 3, 7 mil.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram uma enorme coluna de fumaça na capital e também prédios destruídos. Também há cenas de diversas vítimas próximas ao local da explosão.
Pessoas relataram que a explosão foi sentida em várias partes da cidade e chegou a abalar edifícios inteiros, também quebrou vidros e há ainda diversos carros completamente destruídos pelas ruas.
De acordo com a imprensa local, a explosão teria acontecido e um local onde fogos de artifício são armazenados.
O incidente ocorre na mesma semana em que a Justiça julgará a morte do ex-premier Rafik Hariri, em um atentado a bomba em 14 de fevereiro de 2015. É esperado que o veredicto saia no próximo dia 7 de agosto. Além do ex-primeiro-ministro, outras 21 pessoas morreram e 220 ficaram feridas.
#Breaking: Massive Explosion near Beirut’s Port. #Lebanon pic.twitter.com/Hua7igJZxK
— Timour Azhari (@timourazhari) August 4, 2020
Huge explosion in Beirut now. My office... pic.twitter.com/jx8wuKPXf5
— Rebecca Collard (@rebeccacollard) August 4, 2020
Footage of the Explosion in #Beirut #Lebanon a few minutes ago. Praying for the safety of everyone. pic.twitter.com/6Q3y6A6DxL
— Fady Roumieh (@FadyRoumieh) August 4, 2020
Luto nacional
O primeiro-ministro do Líbano, Hassan Diab, decretou que a próxima quarta-feira (5) será um dia de luto nacional devido às devastadoras explosões registradas em Beirute nesta tarde. Após o anúncio, o presidente libanês, Michel Aoun, pediu uma "reunião urgente" do conselho superior da Defesa.
Embaixada do Brasil
A Embaixada do Brasil em Beirute também foi atingida pela explosão que devastou a capital do Líbano, mesmo localizada distante da região portuária. A informação foi revelada pelo jornalista Jamil Chade.
Segundo ele, a residência de um dos diplomatas, Roberto Salone, também foi danificada. Até o momento, não há registro de brasileiros feridos.
As fontes do governo disseram que todos os vidros da embaixada foram destruídos, mas não machucou nenhum funcionário porque o expediente já havia sido encerrado.
Marinha do Brasil
Militares da Força Tarefa Marítima (UNIFIL) da Marinha do Brasil estavam em Beirute quando foi registrada a explosão. Em nota, a corporação afirmou que todos estão bem e não há feridos.
Leia a nota na íntegra:
"A Marinha do Brasil (MB) informa, com relação à explosão ocorrida em Beirute, hoje, que todos os militares componentes daForça Tarefa Marítima (UNIFIL) da MB estão bem e não há feridos.
A Fragata Independência encontra-se operando no mar, normalmente. O navio estava distante do local onde ocorreu a explosão. Outras informações serão passadas tempestivamente."
Veja também!
>>> STF revoga decisão que autorizava acesso a dados da Lava Jato
>>> Auxílio: novo calendário de pagamento para mais 1,15 milhão de beneficiários é divulgado
>>> Rússia prepara vacinação em massa contra a Covid-19 a partir de outubro
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube