Estados Unidos declaram emergência nacional por pandemia de coronavírus
Redação/RedeTV!Já são 41 mortes e mais de 1.800 casos confirmados nos EUA
(Foto: Reprodução/Casa Branca)
Os Estados Unidos estão, oficialmente, em estado de emergência por causa da pandemia de coronavírus. Durante coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (13), o presidente americano Donald Trump prometeu disponibilizar para a população cerca de cinco milhões de exames para testar a doença até o fim do mês de março. Os casos nos EUA superam a casa dos 1.800 e o número de mortos chegou a 41, segundo o Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país.
São 46 estados e o Distrito de Columbia que relataram casos. Foram 49 pacientes de Covid-19 entre pessoas repatriadas do Japão e Wuhan, na China, onde o surto começou.
O presidente americano invocou a Lei Stafford, que garante o uso de até 50 bilhões de dólares pela Agência Federal de Gerenciamento de Emergências para ajudar no combate à pandemia.
Trump já havia anunciado que suspenderia voos da Europa para os Estados Unidos durante 30 dias, gerando revolta na União Europeia. Os 27 países membros do bloco emitiram um duro comunicado na quinta-feira (12), lido pelo porta-voz da entidade, em Bruxelas, na Bélgica afirmando que "a crise do coronavírus é uma crise global, não se limita a qualquer continente e exige cooperação, e não ação unilateral".
A atitude do mandatário americano também teve reflexos na economia mundial, as principais bolsas de valores despencaram na quinta. Trump explicou que a medida drástica foi tomada para conter a propagação do vírus.
Veja também!
>>> Em pronunciamento, Bolsonaro fala sobre coronavírus: "Não é motivo de qualquer pânico"
>>> Coronavírus: França anuncia fechamento de escolas e universidades "até segunda ordem"
>>> Preço da gasolina nas refinarias cai 9,5% e do diesel, 6,5%
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube