Deputados argentinos aprovam 'Lei Ônibus' de Milei
Redação RedeTV!Foram 144 votos favoráveis e 109 contrários ao pacote de reformas liberais
(Foto: EFE)
A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou nesta sexta-feira (02) a “Lei de Bases e Pontos de Partida para a Liberdade dos Argentinos”, chamada de “Lei Ônibus”, depois de três dias de debates e protestos de populares.
Apesar da aprovação, os parlamentares ainda vão debater ponto a ponto do texto a partir da próxima terça-feira (06). O aval dado pelos deputados foi em menos de 400 dos 600 artigos propostos pelo presidente Javier Milei.
A “Lei Ônibus” gerou protestos no país durante a semana. É a principal proposta do governo argentino e conta ao todo com 664 artigos; muitos já derrubados pelos deputados. Recebeu o nome de “Lei Ônibus”, justamente, por seu tamanho. Os 664 artigos foram divididos em 10 títulos com temas diversos como declaração de emergência pública, desregulamentação da economia, privatizações de empresas públicas, alterações tributárias, regimes de lavagem de dinheiro não declarados, segurança, defesa, saúde, justiça e educação, entre outros.
Houve uma grande movimentação de articulação política nos bastidores para levar o projeto à votação, depois de amplo debate em sessões extraordinárias do Congressos e comissões. Do lado de fora, protestos de populares ocorreram durante toda esta semana com dezenas de feridos e uso de efeito moral por parte da polícia argentina, de acordo com a CNN.
Veja também!
- Meta de 2024 é compromisso com o equilíbrio fiscal, diz Rui Costa
- Lewandowski garante continuidade em programas do Ministério da Justiça
- Jovem que morreu após encontro com jogador do sub-20 tinha lesão na região íntima
Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube: