Cruz Vermelha Americana pede desculpas por cartaz racista
Redação RedeTV!
(Foto: Divulgação/Red Cross)
Após receber muitas críticas, a Cruz Vermelha Americana pediu desculpas por um cartaz que mostra crianças negras em situações de exemplo de comportamentos inadequados em uma piscina. Considerado racista, o informativo foi bastante criticado nas rede sociais após ser divulgado pela entidade.
Ainda circulando na internet, o cartaz intitulado “Seja legal, siga as regras” mostra crianças e adultos interagindo em uma piscina e nos arredores. Como exemplo do que "não é legal", crianças negras; Como exemplo do que é correto, apenas crianças e um adulto brancos.
A entidade ainda afirmou que está diariamente comprometida "com a diversidade e inclusão em tudo o que faz" e informou ter removido o material do site e do aplicativo, além de ter solicitado que todos os cartazes seja retirados e ter interrompido a impressão de novos pôsteres.
Para o ativista Ebony Rosemond, líder da organização Black Kids Swim (Crianças negras nadam, na tradução do inglês), crianças negras já são desencorajadas a nadar todos os dias e o material só piora esse quadro. "Imagens como a que foi criada e distribuída pela Cruz Vermelha pioram as coisas", defende em entrevista ao jornal "The Washington Post". "Essa falta de conexão com as imagens mostra que os afro-americanos não se destacam na natação e não fazem se sentir bem-vindos. Ele sugere que uma criança negra não é bem-vinda", completa.