Com Covid-19, Trump será levado para hospital por precaução
AnsaPresidente americano testou positivo para o novo coronavírus
(Foto: Reprodução)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que testou positivo para o novo coronavírus (Sars-CoV-2), será levado para um hospital, na tarde desta sexta-feira (2), menos de 24 horas após receber o diagnóstico.
Segundo comunicado da Casa Branca, o republicano será transportado de helicóptero ao hospital militar Walter Reed, perto de Washington, como medida de precaução. Ainda de acordo com a nota, Trump trabalhará alguns dias de dentro da suíte presidencial do centro médico.
Mais cedo, o último boletim sobre o estado de saúde do magnata revelou que ele recebeu um tratamento experimental, considerado promissor na luta contra a Covid-19, com um coquetel de anticorpos sintéticos. O anúncio foi feito pelo médico da Casa Branca, Sean Conley, e, segundo ele, o republicano estava "cansado", mas de "bom humor".
Trump recebeu uma dose do coquetel experimental "desenvolvido pelo laboratório Renegeron, que teve resultados preliminares encorajadores em ensaios clínicos em um pequeno número de pacientes". "Após a confirmação via [teste RT-]PCR do diagnóstico do presidente, como medida de precaução, ele recebeu uma dose única de 8 gramas do coquetel de anticorpos da Regeneron.
Ele recebeu a infusão [na veia] sem maiores problemas. Além dos anticorpos, o presidente vem tomando zinco, vitamina D, famotidina, melatonina e um analgésico por dia", relata o boletim divulgado pela assessora de imprensa da Casa Branca, Kayleigh McEnany.
No entanto, a emissora CNN, citando algumas fontes, afirmou que Trump está com febre desde a manhã desta sexta, apesar do médico não confirmar o quadro. Conley ainda informou que a primeira-dama Melania apresenta "tosse leve e dor de cabeça".
Adversário do presidente nas eleições de novembro, o democrata Joe Biden desejou uma boa recuperação ao casal e ressaltou que a contaminação de Trump "é um aviso revigorante para todos nós de que devemos levar o vírus a sério". "Com o vírus não devemos ser durões, mas usar máscara e seguir todas as demais recomendações das autoridades sanitárias", afirmou Biden.