03/02/2020 14:39:00 - Atualizado em 03/02/2020 14:40:00

China diz que construiu hospital para combater coronavírus em 10 dias; vídeo

Redação/RedeTV!

Complexo hospitalar conta com mil leitos e 1,4 mil profissionais de saúde

(Foto: Xinhua/Li He)

A China construiu um hospital para combater o coronavírus em 10 dias, segundo a agência de notícias estatal Xinhua. O complexo foi erguido em Wuhan, epicentro do surto viral na Província de Hubei, centro da China. Autoridades de saúde afirmam que o vírus já tirou a vida de 361 pessoas, ultrapassando oficialmente o número de mortes causadas pela epidemia de SARS em 2003 no país.

Veja um vídeo acelerado da construção:

Cerca de 1,4 mil profissionais de saúde começaram a trabalhar nesta segunda-feira (3) no  Hospital Huoshenshan, que significa "Montanha do Deus do Fogo". São "950 integrantes provenientes de hospitais afiliados da Força de Apoio Logístico Conjunto do Exército de Libertação Popular (ELP) e 450 das universidades médicas do Exército, Marinha e Força Aérea do ELP", segundo a agência.

O hospital começou a ser construído em 23 de janeiro e foi entregue com uma capacidade de mil leitos. O modelo de tratamento da epidemia de SARS foi replicada para a contrução. 

Coronavírus pelo mundo

O número de casos no resto do mundo chegou a 179, com o Japão confirmando 20 casos no país. Infecções já foram confirmadas em 26 países e regiões ao todo. As Filipinas reportaram a primeira morte em decorrência do vírus fora da China continental.

Autoridades chinesas afirmam que mais de 17 mil pessoas já foram infectadas na parte continental do país. 

Itamaraty irá repatriar brasileiros

O Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Defesa divulgaram uma nota na tarde de domingo (2) afirmando que o "governo brasileiro adota todas as medidas necessárias para trazer de volta ao Brasil os cidadãos brasileiros que se encontram na província de Hubei". O comunicado do Itamaraty veio depois que um grupo de brasileiros que vive na China lançou um apelo ao presidente Jair Bolsonaro para que o governo evacue seus cidadãos do país. 

Veja o vídeo:

O governo brasileiro afirmou que "todos os brasileiros que se encontram naquela região e que manifestarem desejo de retornar ao Brasil" serão trazidos e que, "assim que chegarem ao Brasil, deverão ser submetidos a quarentena, de acordo com procedimentos internacionais, sob a orientação do Ministério da Saúde".

Quem fará a retirada dos brasileiros da China será o Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea Brasileira (FAB). Não foi divulgada uma data para a ação, mas que "os detalhes da operação, que está sendo planejada, serão informados posteriormente" e quem fará o trabalho logístico será a Embaixada do Brasil em Pequim. 

Veja também!

>>> Itamaraty diz que trará de volta brasileiros que estão na China

>>> Alcolumbre garante apoio do Congresso a resgate de brasileiros na China

>>> Congresso inicia ano com 27 medidas provisórias na fila

Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!

Recomendado para você

Comentários