12/03/2020 08:16:00

China anuncia fim do pico de coronavírus no país

Redação/RedeTV!

Província de Hubei, epicentro da doença e de quarentena desde janeiro, registrou apenas 8 novos casos

O governo da China declarou nesta quinta-feira (12) que o pico do surto do novo coronavírus acabou no país. O país está desde o começo da semana apresentando uma queda no número de novos casos e registrou em Hubei, onde fica a cidade de Wuhan - epicentro da doença -, apenas 8 novos casos.

Esta é a primeira vez que Hubei registra uma contagem diária de menos de 10 novos casos. “Em termos gerais, o pico da epidemia passou na China. O número de novos casos está caindo”, afirmou o porta-voz da Comissão Nacional de Saúde chinesa, Mi Feng, nesta quinta em entrevista coletiva em Pequim. 

A província, de quarentena desde janeiro, vai reabrir algumas indústrias e permitir algumas viagens. Antes, ninguém tinha permissão para entrar ou sair de Hubei, que estava com todas as fronteiras fechadas.

A China registrou apenas 15 novos casos no país, segundo dados das autoridades de saúde do país. 

OMS declara pandemia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta quarta-feira (11) que o mundo vive uma pandemia do novo coronavírus. São cerca de 118 mil infecções em 114 países e 4.291 pessoas morreram de Covid-19 e o órgão considera que o número de casos, mortes e números de países atingidos deve aumentar.

O diretor-geral da Organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que "pandemia não é uma palavra para ser usada de maneira leve ou descuidada. É uma palavra que, se mal utilizada, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários", mas que descrever a situação como pandêmica, "não altera a avaliação da OMS sobre a ameaça representada por esse coronavírus". 

Em todo o mundo, Tedros afirmou que 81 países não relataram nenhum caso e 57 confirmaram dez pacientes ou menos. "Não podemos dizer isso em voz alta o suficiente, ou com clareza ou com freqüência suficiente: todos os países ainda podem mudar o curso dessa pandemia ", disse.

Veja também!

>>> USP suspende aulas de geografia após confirmação do primeiro caso do novo coronavírus na universidade

>>> Sobe para 52 o número de casos confirmados de coronavírus, diz Ministério da Saúde

>>> Tom Hanks e sua esposa, Rita Wilson, testam positivo para o coronavírus na Austrália

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube 

Recomendado para você

Comentários