25/03/2024 12:40:00 - Atualizado em 25/03/2024 16:42:00

Cessar-fogo imediato em Gaza é aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU

Redação RedeTV!

Trégua ocorrerá durante o restante do mês do Ramadã; EUA se abstiveram da votação

(Foto: EFE)

O cessar-fogo imediato entre Israel e o Hamas foi aprovado pelo Conselho de Segurança da ONU nesta segunda-feira (25), a resolução também determina a libertação de todos os reféns e a abertura de Gaza para o recebimento de ajuda internacional.

A trégua vale para o mês do Ramadã (período sagrado para os muçulmanos) e a intenção é que no período ocorram negociações para um acordo permanente.

O texto foi proposto pelos países-membros eleitos pelo órgão: Argélia, Equador, Guiana, Japão, Malta, Moçambique, Coreia do Sul, Serra Leoa, Eslovênia e Suíça. Os membros permanentes, China, França, Rússia e Reino Unido votaram a favor, e só os EUA se abstiveram.

Em nota, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken afirmou que não concordam com todo o texto, mas "os ajustes feitos pelos patrocinadores da resolução nos últimos dias estão de acordo com nossa posição principiada de que qualquer texto de cessar-fogo deve estar associado ao texto sobre a libertação dos reféns".

Anteriormente, outros três projetos de resolução no Conselho de Segurança foram vetados pelos EUA, e outros dois por Rússia e China.

A aprovação ocorre quase 6 meses depois do início do conflito. Mais de 32 mil pessoas foram mortas desde 7 de outubro de 2023.

Veja também!

- Marielle Franco: Viúva demonstra surpresa ao saber de envolvimento de Rivaldo Barbosa

- PF aponta irmãos Brazão como mandantes da morte de Marielle

- Delegado preso assumiu chefia da Polícia Civil na véspera do crime

Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube:

Recomendado para você

Comentários