Biden alerta para possível invasão da Rússia à Ucrânia em fevereiro
Redação RedeTV!Presidente dos Estados Unidos conversou com o presidente ucraniano por telefone na quinta (27)
(Foto: AP)
Após uma conversa com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, por telefone, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, alertou, na quinta-feira (27), para a possibilidade da Rússia invadir a Ucrânia em fevereiro. Esta foi a terceira vez que os dois líderes discutem a crise no leste europeu.
Durante a conversa, Biden ““reafirmou a prontidão dos Estados Unidos, juntamente com seus aliados e parceiros, para responder de forma decisiva se a Rússia invadir ainda mais a Ucrânia”, informou a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Emily Horne.
Caso realmente aconteça uma invasão, os EUA já deixaram claro que sanções econômicas severas serão tomadas contra os russos. Além disso, os estadunidenses também estão dispostos a fortalecerem a presença militar na Europa Oriental.
Apesar de declaradamente prestar apoio à Ucrânia, o envio de tropas americanas em território ucraniano está fora de cogitação, já que o país não é membro da aliança militar do ocidente, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Ainda nesta quinta, os EUA solicitaram uma reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir a situação na região. Esta seria a primeira vez que o órgão discutiria o conflito.
Biden também assegurou a Zelensky que a embaixada americana continua “aberta e totalmente operacional”, entretanto, os EUA decidiram retirar famílias e diplomatas do país europeu nos últimos dias, medida que foi criticada pelos ucranianos.
Veja também!
>>> BC só retomará consulta a valores esquecidos em 14 de fevereiro
>>> Distrito Federal volta a proibir público em competições esportivas
>>> Inglaterra suspende uso de máscaras e comprovante de vacinação contra a Covid-19
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube