Barack Obama manifesta apoio a protestos contra a morte de George Floyd: "Fazer desse momento um ponto de virada"
Redação/RedeTV!Embora favorável aos atos, ex-presidente se mostrou contrário à escalada da violência
(Foto: Reprodução/Instagram)
O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama veio a público na tarde desta segunda-feira (1) para manifestar apoio aos protestos que tomaram as ruas dos Estados Unidos contra a morte de George Floyd, que faleceu no último dia 25 após um policial ajoelhar-se em seu pescoço durante oito minutos.
Em sua conta na plataforma de blogs pessoais "Medium", o ex-mandatário classificou os protestos como a representação de: "Uma frustração genuína e legítima por décadas de falha na reforma das práticas policiais e no sistema de justiça criminal dos Estados Unidos".
Porém, o político ponderou estar ao lado dos que classificou como uma maioria pacífica, corajosa, responsável e inspiradora. Se contrapondo à escalada da violência nos atos, que atribuiu a uma pequena minoria de manifestantes.
"Não vamos desculpar a violência, racionalizá-la ou participar dela. Se queremos que nosso sistema de justiça criminal e a sociedade americana em geral operem em um código ético mais elevado, precisamos modelar esse código por nós mesmos ", escreveu Obama.
O ex-presidente também se mostrou contrário à ideia de que não seria possível mudar o cenário de violência policial e segregação racial através de eleições, mas somente por manifestações e desobediência civil. Segundo ele, é necessário unir as duas práticas para se chegar aos objetivos.
Porém, o ex-mandatário se disse esperançoso por ver pessoas um grande número de pessoas jovens e de diferentes raças se tornarem ativistas, e os encorajou a "canalizar nossa raiva justificável em ações pacíficas, sustentadas e efetivas".
Barack Obama finalizou dizendo acreditar que: "Esse momento poderá ser um verdadeiro ponto de virada na longa jornada de nossa nação para cumprir nossos ideais mais elevados".
Veja também!
>>> Bolsonaro cumprimenta apoiadores durante ato em Brasília
>>> Protestos contra o racismo se espalham pelos Estados Unidos
>>> Fluminense confirma contratação de Fred, ídolo da torcida tricolor
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube