Astronautas "presos" há mais de cem dias no espaço causam preocupação após foto divulgada
Redação RedeTV!Médico também apontou que uma das maiores preocupações
(Foto: EFE)
Imagens recentes de Sunita Williams e Barry Wilmore, astronautas da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA), que estão na Estação Espacial Internacional (ISS) há 153 dias, foram divulgadas pela agência e têm gerado grande preocupação sobre o estado de saúde da dupla.
Os astronautas estão "presos" na órbita desde o início do dia 6 de junho, após a nave Boeing Starliner, responsável por levá-los ao espaço, apresentar problemas técnicos. Em uma das fotos divulgadas, eles aparecem durante uma refeição, mas a aparência de Sunita parece abatida, enquanto Barry aparenta ter emagrecido.
Na imagem, é possível ver os dois se alimentando de pizza de pepperoni, ketchup, mostarda e nozes. Apesar de exibirem bom humor, suas expressões revelam sinais de cansaço.
“O que você vê na foto é alguém que acredito estar passando pelo estresse natural de viver em uma altitude muito alta, mesmo em uma cabine pressurizada, por longos períodos”, comentou o Dr. Vinay Gupta. Segundo o médico, o emagrecimento dos astronautas está relacionado ao déficit calórico, já que o corpo humano queima mais calorias devido à baixa temperatura no espaço.
Gupta destacou que o emagrecimento não é o único problema. A atrofia muscular, que é uma das maiores preocupações de quem passa tanto tempo no espaço, também está em jogo.
“Eles estão ingerindo alimentos muito calóricos, como se pode ver – frios, carnes, proteínas, mas esses alimentos ricos em gordura não constituem uma dieta balanceada”, completou o médico.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp