01/02/2020 13:26:00

Após acordo de paz, Palestina rompe relações com EUA

Ansa Brasil

Decisão de Abbas, presidente palestino, saiu após Trump anunciar plano de paz no Oriente Médio


Presidente palestino rompe com EUA e Israel - (Foto: AP/Majdi Mohammed, File)

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, anunciou hoje (1) o rompimento das relações com Israel e Estados Unidos. A medida é uma reação ao plano de paz para o Oriente Médio apresentado por Donald Trump e duramente criticado por Abbas.

 "Não aceitarei a anexação de Jerusalém e nem quero entrar para a história como quem vendeu Jerusalém", disse Abbas. "A ANP não aceitará nunca os EUA como único mediador na mesa de negociações com Israel", ressaltou.

De acordo com o líder palestino, a proposta viola os acordos de Oslo, firmados em 1993 por palestinos e israelenses e os quais tratavam do término dos conflitos, da abertura das negociações sobre os territórios ocupados, da retirada de Israel do sul do Líbano e da questão do status de Jerusalém.

Trump anunciou o plano de paz na última terça-feira (28), ao lado do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Os palestinos não participaram das conversas para a definição desse plano. O projeto prevê a remodelação da região disputada pelos dois povos e determina que Jerusalém seja indivisível e capital de Israel. Para os palestinos, foi oferecida a cidade de Abu Dis como capital.

Todo o Vale do Jordão ficaria sob controle de Israel, assim como os portos de Haifa e Ashdod, mas os quais teriam acesso garantido aos palestinos.

Veja também!

>>> Após 47 anos de aliança, Reino Unido deixa União Europeia

>>> Entenda o que é o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia

>>> Temporal causa prejuízos de R$ 37 milhões ao comércio do Rio

Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!

Recomendado para você

Comentários