Após 45 dias, Liz Truss renuncia ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido
Redação RedeTV!Premiê havia substituído Boris Johnson e sofria pressão do parlamento por conta de um plano econômico que não agradou
(Foto: AP - Liz Truss quando assumiu o cargo de primeira-ministra)
Liz Truss renunciou ao cargo de primeira-ministra do Reino Unido na manhã desta quinta-feira (20). Em pouco mais de um mês como premiê, ela realizou o anúncio em frente ao número 10 da Downing Street, a sede do governo.
Truss sofria uma pressão do parlamento britânico por conta de seu plano econômico que basicamente previa um grande corte de impostos, além de um empréstimo bilionário para cobrir as contas públicas. A ideia não foi bem recebida principalmente pelo mercado financeiro.
Na sexta-feira (14), o ministro das Finanças, Jeremy Hunt, foi nomeado após a primeira-ministra demitir seu aliado próximo, Kwasi Kwarteng.
Apesar dos erros e da pressão que sofria, Liz Truss havia garantido em entrevista à BBC na terça-feira (18) que não renunciaria e pediu desculpas.
A inflação no Reino Unido atingiu a maior taxa em 40 anos na quarta-feira (19). Segundo dados divulgados pelo Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês), o índice subiu para mais de 10% pela segunda vez em 2022.
No acumulado de 12 meses, o Índice de Preços ao Consumidor foi de 10,1% em setembro. Essa é a mesma taxa registrada em julho, que também foi a maior desde 1982; em agosto a inflação ficou em 9,9%.
Veja também!
>>> STF confirma transporte público gratuito no segundo turno
>>> Bolsonaro diz que fará, com governo de Minas Gerais, metrô de BH
>>> Caixa antecipa parcelas do auxílio caminhoneiro e taxista
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube