01/10/2018 08:09:00 - Atualizado em 01/10/2018 09:35:00

Americano e japonês ganham Prêmio Nobel de Medicina de 2018 por terapia contra o câncer

Arthur Henrique - Redação/RedeTV!

O Nobel de Medicina deste ano já tem seus donos. O americano James P. Allison e o japonês Tasuku Honjo ganharam este ano o maior prêmio da mediciona por seus estudos de tratamentos contra o câncer. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (1) pelo Instituto Karolinska de Estocolmo.

A Academia Sueca também confirmou que o valor do prêmio a ser dividido pelos dois cientistas está estimado em 9 milhões de coroas suecas, o equivalente a R$ 4.098.402. 

Os cientistas receberão o prêmio por desenvolver pesquisas separadas envolvendo proteínas que agem como um freio sobre o sistema durante tratamento de câncer. Segundo a pesquisa é caracterizada pela inibição da regulação negativa do sistema imunológico, ou seja, atinge diretamente a imunidade do corpo ao invés do tumor em sim. "Eles estabeleceram um princípio inteiramente novo para a terapia do câncer", afirmou a Academia Sueca.

James P. Allison, imunologista nascido no Texas em 1948, estudou uma proteína que funciona como um freio no sistema imunológico. A partir daí, se deu conta do potencial de liberar células que atacam tumores e desenvolveu um novo enfoque para tratar os pacientes. Ele descobriu o potencial de solar esse freio e lançar as células imunes para atacar os tumores, e desenvolveu esse conceito até chegar a uma nova abordagem para tratar pacientes", diz a Fundação Nobel.

Já Tasuku Honjo, que nasceu em Kioto em 1942, descobriu uma proteína nas células do sistema imunológico e revelou que também funciona como um freio, mas com mecanismos de ação diferente. Isso possibilitou novos tratamentos contra o câncer.

O Nobel de Medicina abre a rodada de anúncios desses famosos prêmios. Nos próximos dias, serão revelados os vencedores do Nobel de Física, Química, da Paz e finalmente Economia, na segunda-feira da semana que vem (8).

Recomendado para você

Comentários