26/12/2016 20:45:00 - Atualizado em 26/12/2016 20:50:00

Guepardos estão a um passo da extinção, alertam especialistas

Redação/RedeTV!

Foto: Pixabay 

Um novo levantamento divulgado recentemente pela Sociedade Zoológica de Londres em conjunto com a Sociedade de Conservação da Vida Selvagem alertou para a atual situação dos guepardos, que estão somente a um passo de extinção. Segundo o estudo, cientistas estimam que apenas 7.100 animais permanecem na natureza, ocupando apenas 9% do território que habitavam originalmente. 

A população de guepardos na Ásia foi a atingida de maneira mais drástica, restando pouco mais de 50 indivíduos no Irã. Na África, por sua vez, apenas no Zimbábue a população caiu 85% em menos de uma década. "Esse estudo representa a análise mais abrangente do estado do guepardo até hoje. Dada a natureza reservada desse indescritível felino, tem sido difícil recolher informações sobre a espécie, levando à sua situação que está sendo negligenciada", afirmou a doutora Sarah Durant, líder do projeto, à revista "Proceedings", da Academia Nacional de Ciências.  

"Nossos resultados mostram que os grandes requisitos de espaço do guepardo, juntamente com a complexa gama de ameaças enfrentadas pela espécie, significa que ele estão muito mais vulneráveis a extinção do que se era pensado antes", completou Durant.

Acredita-se que uma das causas do desaparecimento da espécie seja a falta de espaço, além das ações diretas dos seres humanos que caçam suas presas, o tráfico ilegal e o comércio de animais exóticos. 

Os especialistas reforçam ainda a necessidade de uma abordagem ampla para a conversação do guepardo principalmente no Zimbábue, focando nas áreas nacionais e incorporando estratégias regionais, motivando governos e comunidades locais para proteger o animal. 

"O ponto de partida desse estudo é mostrar que proteger as áreas por si só não é suficiente. É preciso pensar grande, conservando todo o mosaico de paisagens protegidas e desprotegidas que estes felinos habitam se quisermos evitar perder os guepardos para sempre", declarou o doutor Kim Young-Overton, da organização de proteção Panthera. 

Foto: Pixabay

Veja mais: Saiba os cuidados necessários com animais com risco de extinção na mata atlântica

Recomendado para você

Comentários