30/12/2015 14:33:00 - Atualizado em 30/12/2015 14:36:00

Embalagens e até sola de sapato são encontradas em estômago de orca

Redação RedeTV!

Foto divulgada pela especialista Gwenith Penry (Foto: Reprodução/Facebook)

Uma orca morreu após encalhar em uma praia na região da baía de Plettenberg Bay, em Western Cape (África do Sul), no último dia 14. Ao abrir o animal para estudá-lo, especialistas fizeram uma desagradável descoberta: o estômago da orca estava repleto de lixo gerado por seres humanos.

Em seu perfil no Facebook, a doutora Gwenith Penry, que trabalha para ajudar animais encalhados na região, disse que a fêmea estava morrendo de fome. Dentro dela havia apenas itens como muitas embalagens de comida e até uma sola de sapato.

"Esta fêmea de 5,7 metros estava morrendo de fome. Ela tinha muito pouca comida de verdade em seu estômago e o revestimento do estômago estava se desintegrando. Nós encontramos grandes pedaços de plástico (potes de iogurte, sola de sapato, embalagens de comida), ervas marinhas e um monte de organismos que ainda iremos identificar. Tudo isso sugere que ela estava tentando se alimentar nas áreas rasas da nossa baía”, explicou ela. "Essas orcas normalmente só se alimentam de mamíferos (focas, golfinhos) ou grandes peixes e lulas. É provável que ela tenha adoecido e ficado muito fraca para caçar com o resto do grupo. Assim, ela tentou se alimentar do que estava disponível e fácil de encontrar", acrescentou.

De acordo com a especialista, amostras de tecido e de sangue colhidas do animal irão ajudar a determinar o que a orca fez em seus últimos dias para dar uma ideia de seu estado. 

Voluntários ajudam a orca encalhada (Foto: Reprodução/Facebook/ ORCA Foundation)

Voluntários ajudam a orca encalhada (Foto: Reprodução/Facebook/ ORCA Foundation)

Recomendado para você

Comentários