13/12/2024 19:02:00

Wesley Safadão revela uso de remédio para emagrecer e especialista alerta para riscos

Ana Souza com supervisão de Evelyn Mendes / Redação RedeTV

O Portal RedeTV! conversou com uma médica sobre os possíveis efeitos colaterais dessa prática

(Foto:Reprodução/Instagram)

O cantor Wesley Safadão se pronunciou em suas redes sociais para contar que está tendo efeitos colaterais após usar um famoso remédio para emagrecer.

“Não é fácil essa vida de emagrecer. Tomei uma Mounjaro e vou falar uma coisa para vocês, ela ajeita, agora você não come nada, não tem força para nada, você não quer conversa com ninguém." afirmou o sertanejo.

Safadão ainda revelou que está vivenciando uma série de mudanças em seu organismo e que lidar com isso tudo não está sendo fácil. "Também não como, não vivo, é só deitado. Tento treinar e não consigo direito, sem forças, não é fácil”, desabafou.

O remédio citado pelo cantor é indicado para tratar diabetes tipo 2.  No entanto, se popularizou no mundo inteiro devido a um efeito secundário: o emagrecimento.

Diante disso, o Portal RedeTV! conversou com a Dra. Luciana Mela, professora de Medicina da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), para entender os riscos desses medicamentos.

EXISTE RISCO?

A Dra. Luciana explicou que o uso indevido de medicamentos para emagrecer tem se tornado cada vez mais comum entre as pessoas que buscam uma perda de peso rápida, sem orientação médica e sem nenhuma patologia que justifique o uso da substância.

"São pessoas que têm o IMC anormal e precisam perder um pouco de peso, não tem nenhuma patologia que justifique tomar a medicação, porque hoje em dia as indicações para perda de peso com medicação seriam índice de massa corporal acima de 30 ou 27 com algum tipo de doença, como, por exemplo, hipertensão, diabetes, colesterol", afirmou.

Segundo ela, esses medicamentos podem ser perigosos, principalmente quando usados sem acompanhamento médico, o que pode intensificar os efeitos colaterais indesejados.

“A semaglutida, por exemplo, tem sido bastante procurada. Quando usada sem indicação médica, pode causar efeitos colaterais graves, como náuseas, vômitos e até desidratação, o que pode levar a uma hospitalização”, alerta.

A médica também explicou que o Monjaro, assim como o Ozempic, é eficaz para emagrecer, mas não foi desenvolvido especificamente para isso. Portanto, quando não é administrado sob orientação médica, o paciente pode apresentar dores, mal-estar, enjoo e outros problemas, assim como o cantor sertanejo Wesley Safadão.

“É um remédio muito potente para emagrecimento e, se a dose não for bem ajustada, pode causar efeitos colaterais sérios. Por isso, sou contra o uso indiscriminado e acredito que sempre deve haver a orientação de um médico”, concluiu a Dra. Luciana.

Recomendado para você

Comentários