Nível do Guaíba volta a ultrapassar cota de inundação e alaga ruas em Porto Alegre
Redação RedeTV!Medidores marcaram 3,86 metros de altura às 7h desta segunda (3)
(Foto: Reprodução / MetSul)
O nível do Guaíba subiu e ultrapassou a nova cota de inundação durante a madrugada desta segunda-feira (3).
Às 2h15 de hoje, a estação Usina do Gasômetro atingiu a altura da cota de inundação, de 3,60 metros. Na medição mais recente, às 8h15, o Guaíba marcava a altura de 3,83 metros, de acordo com o Centro Integrado de Coordenação de Serviços, órgão de monitoramento da prefeitura da cidade.
O nível do rio aumentou 43 centímetros nas últimas sete horas, já que marcava 3,43 metros à meia-noite desta segunda e 3,86 às 7h.
Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre, há registro de 19 ocorrências em aberto, e 15 são bloqueios totais de vias em decorrência do acúmulo de água.
De acordo com a MetSul, via uma publicação na rede social ‘X’ (antigo Twitter), o Cais Mauá, que fica no Centro de POA, foi tomado pela inundação, com a água chegando na altura dos 15 cm no cais.
No último sábado, o Guaíba havia retrocedido a um nível menor que a cota de inundação de 3,60 metros pela primeira vez desde que ultrapassou a cota.
Tragédia no RS
O último boletim divulgado pela Defesa Civil gaúcha às 9h desta segunda informou que o número de mortos por conta das chuvas se manteve em 172. São 42 pessoas desaparecidas até o momento, e um total de 806 pessoas que sofreram ferimentos.
475 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul foram impactados, afetando quase 2,4 milhões de pessoas.
Desde o início das chuvas no fim do mês de abril, mais de 570 mil pessoas deixaram suas casas, e mais de 37 mil seguem em abrigos.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp