Idosa de 103 anos tem pé amputado sem anestesia e caso gera revolta
Redação/RedeTV!Polícia Civil investiga as circunstâncias do ato e a responsabilidade pela contratação da enfermeira
(Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Uma idosa de 103 anos passou por uma situação alarmante no Distrito Federal, ao ser submetida a uma amputação no pé sem o uso de anestesia e com um bisturi cego. O procedimento foi realizado em sua casa no mês de dezembro por uma enfermeira e, após ser comunicado à Polícia Civil na segunda-feira (27), o caso segue sob investigação e em sigilo.
A idosa, que recebe acompanhamento médico e de enfermagem 24 horas desde 2023, estava com uma ferida no pé que se agravou ao ponto de uma médica recomendar a amputação. No entanto, devido à sua idade avançada, a família optou inicialmente por cuidados paliativos, sem realizar a cirurgia. O procedimento, no entanto, ocorreu em condições precárias.
Após a amputação, a enfermeira encontrou dificuldades para descartar o pé necrosado. Conversas trocadas por WhatsApp mostram que a profissional estava “tendo problemas” e chegou a rir da situação. Para resolver a questão, o hospital, em que ela tentou deixar o membro, exigiu que a paciente fosse levada à unidade, a fim de garantir o destino adequado da parte amputada.
A Polícia Civil do Distrito Federal informou, por meio de nota, que segue investigando as circunstâncias da amputação e as possíveis responsabilidades envolvidas.
"Foi instaurado o inquérito policial para apurar em que circunstâncias ocorreram os fatos. As investigações correm em sigilo, e diversas diligências ainda precisam ser realizadas, como a obtenção de informações técnicas, depoimentos de pessoas e profissionais envolvidos, além de exames periciais. Somente após a análise de todas as provas apresentadas, a autoridade policial poderá determinar se houve ou não ilícito penal", afirmou a corporação.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp