Greve na CPTM começa nesta quarta-feira (26) em São Paulo; apenas duas linhas seguirão operando
Wellison Sales - Redação RedeTV!Funcionários são contra concessão de 3 linhas à iniciativa privada
(Foto: Divulgação)
Os funcionários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) entram em greve a partir de 0h desta quarta-feira (26), afetando grande parte do sistema ferroviário de São Paulo. Apenas as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa devem operar normalmente.
A paralisação foi definida em assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo na última quinta-feira (20). Inicialmente prevista para terça-feira (25), a greve foi adiada para o dia seguinte.
O protesto é contra a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade à iniciativa privada. O leilão do Lote Alto Tietê, que inclui essas linhas, está marcado para a próxima semana, com um contrato de 25 anos e investimentos estimados em R$ 14,3 bilhões.
A categoria também programou para terça-feira (25), às 9h, uma manifestação em frente à Bolsa de Valores (B3) contra a privatização.
As linhas 11, 12 e 13 serão diretamente impactadas pela paralisação, enquanto as linhas 7 e 10 seguirão funcionando. Segundo o presidente do sindicato, Eluiz Alves de Matos, a entidade apoia a greve, mas não teve tempo hábil para organizar uma adesão completa. Uma nova reunião será realizada na quarta-feira (26) para definir os próximos passos.
As linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 8-Diamante, já concedidas à iniciativa privada, não serão afetadas.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp