Fugitivos recapturados de Mossoró voltam à penitenciária e ficarão em celas separadas
Redação RedeTV!Rogério e Deibson serão monitorados constantemente; penitenciária federal teve reforço na segurança
(Foto: Reprodução / Polícia Federal)
Os fugitivos Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, que foram recapturados no Pará, chegaram ao Rio Grande do Norte na madrugada desta sexta-feira (5). Eles foram levados de avião e retornaram à Penitenciária Federal Mossoró após 50 dias da fuga, em 14 de fevereiro.
O Ministério da Justiça afirmou que eles estão em celas separadas e sob monitoramento constante. A penitenciária teve sua direção trocada e melhorias estão em prática.
A recaptura dos dois ocorreu na quinta-feira (4) em uma operação da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Pará, a mais de 1600 km de distância de Mossoró.
Eles foram encaminhados para delegacia de Marabá e ficaram em silêncio durante o depoimento à PF. Deixaram o local por volta das 21h30 e foram para o aeroporto, onde decolaram às 22h e desembarcaram em Mossoró às 1h30. Depois do embarque foram para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) fazer exames de corpo de delito.
Mudanças na Penitenciária de Mossoró
O secretário Nacional de Políticas Penais (Senappen), André Garcia, falou nesta quinta (4) sobre as mudanças nas unidades de segurança máxima no Brasil desde a fuga dos integrantes do Comando Vermelho (CV) em Mossoró.
Segundo Garcia, Mossoró e as outras quatro unidades passaram por “providências, revistas e vistorias”, e anunciou mudanças como a troca de iluminação, compra de novas câmeras para monitoramento e que muralhas estão em construção.
Em específico na penitenciária de Mossoró, alguns detentos foram transferidos para outras unidades e cursos e treinamentos de capacitação para policiais penais estão em andamento. Também houve a instalação de reforços nas grades das luminárias das celas, que foi ao retirar essas luminárias que Rogério e Deibson conseguiram escapar.
Essa foi a primeira fuga de uma penitenciária federal desde sua criação em 2006.
Veja também!
- Mulher é acusada de envenenar colega grávida por medo de sobrecarga no trabalho
- Após 50 dias de buscas, ministro classifica captura como "vitória"
Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube: