Chuvas no RS: veterinárias paulistas vão ajudar no resgate de animais
Ana Martins/ Redação RedeTV!“Vamos até lá usar o dom que temos”, afirma voluntária que sairá do interior de SP com destino ao RS
(foto: EFE)
As equipes de veterinários e voluntários resgataram cerca de 5.432 animais no Rio Grande do Sul nos últimos dias, em meio as enchentes que atingiram o estado. Com o número aumentando, voluntários estão enviando ajuda para o salvamento dos bichos.
As veterinárias paulistas Maria Fernanda Araldi, de 28 anos, e Nayara Marques, de 32, iniciaram uma campanha de arrecadação para conseguir ir até o Rio Grande do Sul levar mantimentos e ajudar no salvamento dos animais atingidos.
Com sete anos de atuação como veterinárias, as moradoras de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, deverão percorrer 1.425 quilômetros até Porto Alegre para ajudar as equipes de resgate.
Mãe de uma criança de três anos, Maria contou que a ideia surgiu após uma amiga comentar de uma ação para enviar materiais para os resgates. Ao ser impactada com a situação de solidariedade, a veterinária chamou Nayara para ir até a região devastada pela enchente no Rio Grande do Sul por receber mensagens da falta de mão de obra.
Nayara que atuou no resgate de bichos na tragédia causada pelo rompimento da barragem de Fundão, em 2015, no município mineiro de Mariana, topou a ideia na hora. “É a primeira vez que vejo tamanha união da nossa classe. Foi uma mobilização muito grande, muita gente topou nos ajudar”, contou. A veterinária demonstrou gratidão pelo trabalho voluntário que desempenhou em Minas Gerais há nove anos. “Vimos que animais estava bem no momento do resgate e depois pioravam (…) Amadureci dez nos em uma semana, porque lá eu aprendi a valorizar tantas coisas”.
Durante a entrevista, Nayara frisou que profissionais que estão no estado gaúcho e participaram das ações de resgates em Mariana afirmam que no RS a situação está 100 vezes pior e com a previsão do tempo a tendência é que a situação se agrave.
As veterinárias devem deixar São José do Rio Preto no próximo domingo (12) acompanhadas de outros profissionais com destino a Porto Alegre. Junto aos mantimentos arrecadados, o grupo deve seguir para Canoas, uma das cidades mais afetadas pela chuva. “Vou fechar minha clínica por uma semana, mas a ideia é fazer um ‘intensivão’ para ensinar o pessoal da região afetada a cuidar dos animais”, conta Maria Fernanda.
Para as voluntárias, a solidariedade das pessoas em meio a tragédia mostra uma união da nação. “Estamos indo com a cara e na coragem. Como eu digo: nessas situações é o povo pelo povo”, disse Nayara.
“A gente só quer ajudar o animal a não sentir tanto essa tragédia. A nossa ideia é ir até lá, porque as doações a gente sabe que estão chegando, mas e a mão de obra? Então, vamos até lá para usar o dom que temos”, comenta Maria.
Para doar qualquer valor use a chave PIX:
n.marques@unesp.br
Ver essa foto no Instagram
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp