UOL - O melhor conteúdo
05/04/2025 21:46:00 - Atualizado em 05/04/2025 21:46:00

Angra dos Reis decreta estado de emergência por conta das enchentes; Saiba como ajudar

Mariana Pires/ Redação RedeTV!

Mais de 300 pessoas estão desalojadas; veja onde e como doar para ajudar as vítimas

(Foto: Reprodução/ Defesa Civil)

A Prefeitura de Angra dos Reis (RJ) decretou situação de emergência na tarde deste sábado (5) em virtude das fortes chuvas que atingiram o município. Segundo a prefeitura, o volume acumulado ultrapassou os 324 mm em 24h e 357mm em 48h. O temporal provocou alagamentos, deslizamentos, transbordamento de rios e transtornos em vários bairros da cidade.

Horas depois, o município de Petrópolis, na região Serrana, também decretou emergência. Por conta do alto volume de chuva que atingiu a cidade, o Corpo de Bombeiros emitiu comunicado considerando o risco de deslizamento "muito alto" no município.

Com o decreto de emergência, os municípios podem acessar recursos estaduais e federais, realizar compras emergenciais, convocar voluntários e adotar medidas imediatas de proteção à população, como evacuação de áreas de risco e uso de propriedades em situações emergenciais.

Até a publicação desta reportagem, 346 pessoas estavam desalojadas em Angra dos Reis. Alertas da Defesa Civil por meio de SMS foram enviados e sirenes foram acionadas em 46 bairros da cidade. Em todo o município, 36 pontos de apoio estão em funcionamento, incluindo quatro abrigos.

Como ajudar

A prefeitura de Angra dos Reis está recebendo donativos das 9h às 16h para as famílias atingidas pelas chuvas. Estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e de limpeza, água, roupas e ração para pets.

Pessoas físicas podem fazer as doações na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, no Centro, ou no galpão do Almoxarifado da prefeitura, no bairro Japuíba.

Pessoas jurídicas devem entregar os donativos nos galpões do Almoxarifado da Prefeitura localizados na Praia do Anil; e na Alameda Coronel Otávio Brasil, no bairro Balneário.

Serviços de Saúde

Alguns atendimentos em serviços de saúde foram temporariamente suspensos. As unidades da Estratégia de Saúde da Família dos bairros Belém, Bracuí, Parque Mambucaba, Camorim Grande e Jacuecanga estão fechados neste sábado.

Os atendimentos no Centro de Especialidades Médicas (CEM) e no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) também serão reagendados. Todos os pacientes serão informados sobre as novas datas.

As unidades de emergência (UPA/SPA) seguem funcionando normalmente, com atendimento 24 horas, todos os dias da semana.

A exceção é o SPA do Parque Mambucaba, que está com os atendimentos temporariamente suspensos.

Neste bairro, os moradores devem acionar o SAMU (192) e, conforme a necessidade de cada caso, os pacientes estão sendo encaminhados para o Hospital Municipal da Japuíba (HMJ), SPA do Frade ou Hospital da Praia Brava. O Corpo de Bombeiros também auxilia na transferência de pacientes para o Hospital da Praia Brava. Equipes já atuam no local para restabelecer o funcionamento da unidade.

Fique informado com a RedeTV!

- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp

Clique aqui para acessar o Notícias RedeTV! no Youtube

Assista AO VIVO à programação da RedeTV!

Recomendado para você

Comentários