Eleições 2024: Pesquisas eleitorais falsas crescem e desafiam autoridades
Publicada:04/10/2024 14:25:00
Redação RedeTV!
Metodologia errada e erros na amostragem são os principais pontos suspeitos
(Foto: Reprodução/Pixbay)
Uma onda crescente de pesquisas eleitorais falsas vem chamando atenção nos registros do Tribunal Superior Eleitoral por todo o Brasil. Em levantamento realizado pelo ‘O Globo’, o índice de pesquisas suspeitas ultrapassa 80% dos 8,2 mil registros feitos até a última terça-feira (1).
Entre os casos suspeitos, estão pesquisas desenvolvidas com financiamento do próprio instituto, o que não é comum nesse tipo de atividade. Além disso, algumas organizações de pesquisas foram criadas com nomes muito parecidos com institutos já fidelizados no mercado.
Em Araraquara, interior de São Paulo, a Justiça mandou derrubar no início da semana uma pesquisa encomendada pela Editora Cidades LTDA junto à AR7 Pesquisas Inteligentes em Araraquara, município de São Paulo.
A juíza responsável pelo caso, Ana Cláudia Habice Kock, argumentou na liminar que há ausência de perguntas sobre renda familiar, grau de instrução dos entrevistados, divergências no plano amostral e um valor cobrado atípico para a pesquisa. Além desta, outras 12 pesquisas eleitorais foram derrubadas.
No conteúdo da pesquisa, também há uma redução na vantagem da candidata à Prefeitura Eliana Honain (PT) em relação ao seu adversário, Doutor Lapena (PL). No entanto, em outras pesquisas na mesma cidade, Eliane aparece majoritariamente em primeiro lugar nas intenções de voto.
O ‘Portal da RedeTV’ não conseguiu localizar a defesa da empresa, mas o espaço segue aberto para esclarecimentos.
Em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, o Ministério Público Federal (MPF) mandou suspender uma pesquisa eleitoral para a Prefeitura da cidade, encomendada pelo veículo Última Hora Online, e executada pela Novo Correio Fluminense Marketing e Publicidade LTDA.
De acordo com a ação, representada pela advogada Karoline Victoria Cerqueira dos Santos, houve a inclusão do candidato Leandro Sampaio (Podemos) que desistiu da eleição em 14 de agosto. Além disso, a pesquisa também incluiu o nome de Rubens Bomtempo (PSB) como candidato do União Brasil, o que é falso.
O ‘Portal da RedeTV’ também entrou em contato com a empresa de publicidade que obteve a pesquisa removida, mas até a última atualização desta matéria não obtivemos uma resposta.
Fique informado com a RedeTV!
- Clique aqui para entrar no nosso canal de notícias no WhatsApp