16/02/2016 19:34:00 - Atualizado em 16/02/2016 19:38:00

Pesquisa afirma que 92% dos estudantes preferem livro impresso

Redação RedeTV!

(Foto: Reprodução/Agência Brasil)

Um recente estudo da American University, em Washington DC (Estados Unidos), mostrou que apesar da possibilidade de leitura em várias plataformas digitais, como smartphones e tablets, o livro de papel ainda é o preferido entre estudantes universitários.

A professora de linguística da faculdade, Naomi Baron, descobriu que 92% dos universitários peferem os livros impressos aos digitais para leituras sérias. 

De acordo com o site "Los Angeles Times", a pesquisa é parte do novo livro de Baron, "Words Onscreen: the fate of Reading in a Digital World"("Palavras na tela: o destino da leitura no mundo digital", em português). Para chegar ao resultado, a professora e sua equipe entrevistaram 300 estudantes de países como EUA, Japão, Alemanha e Eslováquia.

Segundo ela, a atividade da leitura no papel tem componentes singulares, como o "físico, tátil e cinestético". "Nos dados eslovacos, quando eu perguntei o que a pessoa mais gostava nas cópias impressas, um em cada dez falaram sobre o cheiro dos livros", disse Baron, em entrevista à "New Republic".

Outra característica apontada pelos estudantes foi a sensação de realização ao concluir um livro e vê-lo na estante.

Ao ser questionada sobre o por quê desta geração preferir o livro de papel, Naomi disse: "Há dois grandes problemas. O primeiro é que eles dizem se distrair [facilmente], se afastar para outras coisas. O segundo tem a ver com o cansaço nos olhos, dores de cabeça e desconforto físico."

"Um argumento que os estudantes deram a favor da mídia eletrônica é a preservação do meio ambiente. Mas essa é uma coisa difícil de se medir bem. Se você lê 400 livros no tempo de vida útil do seu kindle, ele foi eficiente à energia? Provavelmente", afirmou.

As novas plataformas são as preferidas para leituras de forte aspecto visual ou notícias no geral.

Recomendado para você

Comentários