Nota do Enem possibilita bolsas de estudo de até 100%
Redação RedeTV!Confira os programas disponíveis
(Foto: Agência Brasil)
O Ministério da Educação (MEC) antecipou a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para os alunos que participaram das provas no ano passado.
As notas possibilitam bolsas de 50%, 100 % e financiamento estudantil aos alunos mais bem colocados, a partir das notas de corte de cada curso. Elas são obtidas a partir de uma média feita de quantos alunos se candidatam para as vagas.
Sisu
Os alunos poderão concorrer a bolsas do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que permite todos os candidatos a cursarem universidades federais em todo o Brasil. As inscrições para o programa começam no dia 15 de fevereiro.
Prouni
O Programa Universidade para Todos (Prouni) possibilita que alunos que cursaram os três anos do ensino médio em escolas públicas concorram as bolsas de 50% e 100%.
A renda por pessoa deve ser de até 3 salários mínimos (3,636 mil). As bolsas de 50%, contemplam pessoas com renda a partir de um salário mínimo e meio (1,818 mil) até o teto máximo, já as de 100%, beneficia quem tem renda per capita de até 1,818 mil.
Os alunos do Enem 2021 podem se inscrever para o programa a partir do dia 22 de fevereiro.
Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) concede ao aluno um financiamento de 50 a 100%, que começam a ser pagos somente após o término do curso. As bolsas seguem os mesmos critérios do Prouni.
As inscrições para o programa começam no dia 8 de março.
Veja também!
>>> Resultado do Enem já está disponível para consulta
>>> Bolsonaro diz repudiar a ideologia nazista
>>> Casos de covid-19 no mundo caem quase 20%, diz relatório da OMS
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube