Governo lança medidas trabalhistas para incentivar mulheres e jovens
Redação RedeTV!Os estímulos fazem parte do Programa Renda e Oportunidade
(Foto: Isac Nóbrega/PR)
Nesta quarta-feira (4), o presidente Jair Bolsonaro anunciou novas medidas para estimular a geração de emprego para mulheres e jovens.
As novas ações fazem parte do Programa Renda e Oportunidade, do Ministério do Trabalho e Previdência, e deve injetar R$165 bilhões na economia. Em cerimônia no Palácio do Planalto, Bolsonaro assinou a Medida Provisória, que institui programa voltado à inserção e à manutenção das mulheres e jovens no mercado de trabalho e Decreto que deve criar 100 mil novas vagas de aprendizagem profissional.
Durante o evento, o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, falou sobre os 2 milhões e 700 mil novos empregos criados no ultimo ano. “O maior número dos últimos 10 anos. E somente no primeiro trimestre de 2022 já são mais de 600 mil novos empregos e podemos sonhar que até o final de 2022 a gente consiga superar todas as expectativas”, destacou Oliveira.
Para as mulheres, o programa cria medidas para impulsionar a promoção da empregabilidade, com flexibilização do regime de trabalho, qualificação em áreas estratégicas e apoio no retorno após a licença maternidade. Além dessas ações, a MP prevê implementar apoio na primeira infância dos filhos, com reembolso creche ou a liberação de valores do FGTS para auxílio no pagamento de despesas com instituições de educação infantil.
O programa ainda busca aumentar as oportunidades de jovens para formação profissional. “Foram criadas 100 mil novas vagas de aprendiz e foi instituído o Projeto Nacional de Incentivo à Contratação de Aprendizes, por meio do qual as empresas participantes terão benefícios para regularizarem o cumprimento da cota de aprendizagem, com uma estimativa de contratação de 250 mil adolescentes e jovens ainda este ano,” diz o Ministério.
Veja também!
>>> Senado aprova PEC da Economia Solidária
>>> Trabalhadores nascidos em março podem sacar até R$ 1 mil no FGTS
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube