12/01/2018 13:26:00 - Atualizado em 12/01/2018 18:57:00

CVM proíbe fundos de investimentos de comprar moedas virtuais

Redação RedeTV

A Comissão de Valores Mobiliários, órgão que regula o mercado de capitais no Brasil, decidiu proibir fundos de investimento registrados no Brasil de comprar moedas virtuais, como Bitcoin.

Em ofício publicado nesta sexta, a Superintendência de Relações com Investidores Institucionais da CVM afirma que as criptomoedas "não podem ser qualificadas como ativos financeiro" e por isso não é permitida a aquisição direta pelos fundos.

"No Brasil e em outras jurisdições tem se debatido a natureza jurídica e econômica dessas modalidades de investimento e não se chegou a nenhuma conclusão, em especial no mercado e regulação domésticos”, disse o superintendente Daniel Maeda. 

Está sendo avaliada a possibilidade de estruturação do investimento indireto em criptomoedas.

O bitcoin chegou chegou a ter queda de 14% no valor nesta quinta-feira. Ontem, após anúncio do ministro da Justiça da Coreia do Sul de que está preparando um projeto de lei para proibir troca de criptmoedas, mais de 106 bilhões de dólares foram "apagados" do mercado virtual. O país asiático é um dos maiores pontos comerciais de criptmoedas do planeta.

Recomendado para você

Comentários