Americanos Paul Milgrom e Robert Wilson ganham Nobel de Economia 2020
Redação/RedeTV!Economistas receberam prêmio por estudo em novos formatos de leilões
(Foto: Reprodução/Twitter/The Nobel Prize)
Os norte-americanos Paul Milgrom, de 72 anos, e Robert Wilson, de 83, ambos professores na Universidade Stanford, foram premiados nesta segunda-feira (12) com o Prêmio Nobel de Economia 2020 por seus estudos na melhoria da teoria e invenções de novos formatos de leilões.
"Os vencedores deste ano estudaram como funcionam os leilões. Eles também usaram seus insights para criar um novo leilão e formatos para bens e serviços que são difíceis de vender de uma forma tradicional, como frequências de rádio. Suas descobertas beneficiaram vendedores, compradores e contribuintes de todo o mundo. Os leilões estão por toda a parte e afetam o nosso dia a dia", comunicou a Real Academia Sueca de Ciências.
Uma das principais descobertas dos americanos enfatiza que a oferta feita de forma racional tende a ser abaixo da melhor estimativa sobre o valor comum por conta da preocupação com a suposta “maldição do vencedor”. Ou seja, pagar em excesso e, por esse motivo, ter prejuízo.
Os estudos da dupla também se baseiam na criação do conceito de licenças de frequência de telecomunicações nos EUA. A pesquisa foi trabalhada nos mecanismos de alocação de slots de pouso em aeroportos.
Neste ano, a entrega dos prêmios, que acontece no dia 10 dezembro, será virtual por conta da pandemia do novo coronavírus. Paul Milgrom e Robert Wilson irão dividir o prêmio de 10 milhões de suecas (cerca de R$ 6,3 milhões).
Veja também!
>>> Brasil tem 30 mil crianças acolhidas e 5 mil aptas para adoção
>>> Planos de saúde repassaram ao SUS R$ 491 milhões no primeiro semestre
>>> Hamilton ganha 91°GP e iguala recorde de vitórias de Schumacher
Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube