Separada dos filhotes, chimpanzé que viveu como cobaia 'adota' bonecos
Redação RedeTV!Foxie com uma boneca (Fotos: Reprodução/Facebook/Chimpanzee Sanctuary Northwest) |
Depois de anos em laboratórios, onde foi usada com cobaia e teve os filhotes arrancados de si, a chimpanzé Foxie, de 39 anos, 'adotou' outro tipo de bebê.
Com os brinquedos infantis na boca, ela escala árvores, corre e brinca, tentando preencher o espaço deixado pelos quatro animais a que deu à luz durante os anos como cobaia. Todos levados para longe logo após o nascimento.
(Fotos: Reprodução/Facebook/Chimpanzee Sanctuary Northwest) |
Segundo Diana Goodrich, vice-diretora da CSNW, Foxie ama seu brinquedos mais que tudo, o que prova que ela teria sido uma ótima mãe para os filhotes. "Embora possa parecer cativante como ela ama e abraça as bonecas, também é um triste lembrete de que Foxie nunca foi capaz de manter um bebê próprio", ressalta ela.
Diana ainda diz que é improvável que a chimpanzé se recupere de estresse que sofreu nos anos em que viveu como cobaia. "Depois de ter ficado traumatizada no laboratório, Foxie provavelmente sofreu algum sofrimento psíquico", explica ela. "Ela é extremamente complacente. Levando em conta tudo o que os seres humanos a fizeram - transportando-a por aí, aplicando injeções de testes de vacina e roubando seus filhotes - ela é surpreendentemente enérgica e interativa conosco".
Dos quatro filhotes, três sobreviveram. David, Kelsey e Angie vivem em santuários e instituições que preservam a vida de primatas. Assim como a mãe, David e Kelsey passaram a viver nesses locais após se 'aposentarem' dos laboratórios de testes.
(Foto: Reprodução/Facebook/Chimpanzee Sanctuary Northwest) |
(Foto: Reprodução/Facebook/Chimpanzee Sanctuary Northwest) |