29/10/2015 11:12:00 - Atualizado em 29/10/2015 12:30:00

Projeto mostra sobreviventes do câncer de mama após mastectomia

Redação RedeTV!

Imagens divulgadas por Stella (Foto: Divulgação/stellamccartney.com)

A estilista Stella McCartney, que é filha do ex-beatle Paul McCartney, criou uma campanha em colaboração com a fotógrafa Laura Dodsworth chamada "No Less a Woman" (Não menos uma mulher, em português) para mostrar o verdadeiro sentimento entre as mulheres e seus seios após a mastectomia. Cem mulheres com cicatrizes foram fotografadas por Laura para o seu livro "A realidade nua: 100 mulheres, seus seios, suas histórias".

Segundo as informações do Huffington Post, em uma conversa entre Stella e Laura, a fotógrafa explicou que teve a ideia do livro depois de analisar o modo como os seios são retratados pela mídia. "Fiquei fascinada com a dicotomia entre a forma como os seios são apresentados para o consumo público e como nós [mulheres] nos sentimos de verdade sobre eles em particular", disse.

Para ajudar na divulgação da campanha, a estilista colocou 12 das 100 fotos em seu site pessoal. Em 1998, Stella perdeu a mãe para o câncer de mama e, em setembro deste ano, ela lançou uma linha de sutiãs para mulheres que fizeram mastectomia dupla.

Uma das voluntárias do ensaio, que venceu a luta contra o câncer de mama, disse que decidiu ser parte do projeto para mostrar que, apesar de ter perdido um dos seios, ela continuava bonita por dentro e por fora. "Pensar que você poderia morrer, muda o modo como você se sente sobre a vida", comentou.

Laura explica que o processo de tratamento contra a doença, desde o diagnóstico até a cicatrização após a cirurgia, afeta cada mulher de uma forma diferente. "Eu queria contar histórias dessas mulheres e compartilhar a verdade 'não-retocada'. Não se trata de um revestimento 'cor de açúcar lavado'. Temos de dizer a verdade. Esta é a forma como elas se olham. Esta é a forma como elas se sentem", disse ela sobre o projeto.

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