Pessoas que publicam citações profundas nas redes sociais são menos inteligentes, revela estudo
Redação RedeTV!
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Um estudo acadêmico realizado por pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, descobriu que pessoas que fazem declarações inspiradas ou citações profundas no Facebook ou Twitter tendem a ter níveis mais baixos de inteligência.
Para chegar à essa conclusão, foram realizados quatro experimentos envolvendo 845 voluntários. A princípio, os pesquisadores pediram a eles para avaliarem uma série de citações, indicarem se consideravam profundas e se eles concordavam com elas.
Após isso, as citações foram misturadas com declarações que deliberadamente misturava palavras novas, também conhecidas como "buzzwords", em frases sem sentido e declarações que poderiam ser consideradas profundas como, por exemplo: “A maioria das pessoas gosta de algum tipo de música”.
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Durante um dos testes, os pesquisadores pediram aos participantes para realizarem uma série de testes cognitivos, perguntando se eles concordavam com algumas declarações religiosas, teorias da conspiração e sobre o paranormal.
O psicólogo cognitivo Gordon Pennycook, líder da pesquisa, afirmou à revista "Judgment and Decision Making" que as pessoas que se concentram em afirmações aparentemente impressionantes são apresentadas como verdadeiras e significativas, mas costumam ser vazias. Segundo o cientista, elas costumam ser inferiores em habilidades cognitivas, são mais propensas a confusões ontológicas e ideias conspiratórias. "Além disso, elas também são mais tendem a crenças religiosas, paranormais e podem endossar a medicina complementar e alternativa", disse.
Algumas das frases que foram usadas durante os testes: “Significado oculto transforma beleza abstrata sem paralelo”, “Um rio corta a rocha, não por causa de seu poder, mas sua persistência”, “Uma pessoa ansiosa é uma prisioneira de sua ansiedade”, “Uma pessoa molhada não teme a chuva”.